Tudo o que você precisa saber antes de comprar imóveis

Tudo o que você precisa saber antes de comprar imóveis

Adquirir um imóvel para morar, instalar a sua empresa ou apenas para investir é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, é preciso estar atento a todos os cuidados que se deve ter.

Se você pensa em finalmente realizar o sonho da casa própria ou ter um imóvel para outra finalidade, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, está o passo a passo ideal para realizar esse investimento e tudo o que você precisa saber antes de comprar imóveis.

  • Avalie se você pode investir em um imóvel

  • Tenha o auxílio de um corretor de imóveis

  • Não tenha pressa em escolher o imóvel

  • Faça uma inspeção no imóvel escolhido

  • Negocie o preço do imóvel com o vendedor

  • Esteja atento aos trâmites legais


Avalie se você pode investir em um imóvel 

Quem é que não deseja ter uma casa ou apartamento para chamar de seu? Por isso, é importante estar atento às oportunidades para adquirir um imóvel, seja por conta daquela herança que surgiu, seja porque o mercado está favorável para fazer um financiamento.

No entanto, por mais que haja a vontade de ter a sua casa própria, é fundamental avaliar se está na hora certa de fazer esse investimento. Você tem como pagar pelo imóvel? Se for financiar, vai conseguir arcar com as parcelas mensais?

Fazer essa avaliação é indiscutível, afinal, se você financiar, é bem provável que demore vários anos para pagar. Nesse período, pode ter que fazer concessões para economizar dinheiro. Ou seja, é importante estar bem certo de que é isso o que você quer para manter o foco.

Tenha o auxílio de um corretor de imóveis 

Você até pode sair por aí procurando um imóvel para comprar, mas o processo se torna realmente eficiente com a ajuda de um profissional capacitado, como um corretor de imóveis. Com o seu conhecimento, ele torna a procura mais assertiva.

Para tanto, explique o quanto você pode investir, em que bairros prefere morar, se quer uma casa ou apartamento, se tem preferência pelo número de cômodos, etc. Com esses dados, o corretor filtra os imóveis disponíveis e encontra mais facilmente o ideal para você.

Não tenha pressa em escolher o imóvel 

Por mais que você queira morar na sua casa própria o quanto antes e se livrar do aluguel, tenha em mente que a pressa é inimiga da perfeição. Se você não controlar a ansiedade pode acabar comprando o primeiro imóvel que ver e gostar.

No entanto, pode haver outras opções mais interessantes. Então, tente conhecer o maior número possível de casas ou apartamentos para só depois fazer a sua escolha que, certamente, será mais adequada.

Faça uma inspeção no imóvel escolhido 

Mesmo se você gostou muito de um imóvel e deseja adquiri-lo, é importante que faça uma inspeção no local, a fim de conferir se não há problemas sérios no imóvel, como infiltrações. Esse cuidado deve ser ainda maior em prédios antigos.

Nessa hora, o corretor é um grande aliado, pois, com a sua experiência, pode contribuir em muito com essa avaliação. E, caso encontre problemas, é preciso que o proprietário arrume antes de entregar o imóvel ou mesmo que faça um preço mais barato.

Negocie o preço do imóvel com o vendedor 

Em geral, quem coloca à venda um imóvel pede um preço um pouco maior do que realmente deseja receber. Afinal, ele sabe que o comprador interessado pode fazer uma oferta para adquiri-lo por um preço menor.

Assim, não custa nada fazer uma contraproposta, oferecendo um mais baixo do que o solicitado. Porém, se o imóvel desejado tiver outros interessados, é preciso ter cuidado para não acabar perdendo a oportunidade.

Nesse sentido, o corretor também pode contribuir, ao se informar como está a procura pelo imóvel.

Esteja atento aos trâmites legais 

A partir do momento que se escolhe a residência para comprar e o valor é acertado, começa o procedimento burocrático. Se você fizer um investimento, é possível que já tenha iniciado o trâmite, pois é preciso solicitar o crédito para saber que valor tem disponível para investir.

Mesmo assim, há muitos documentos para pesquisar e assinar, além dos relacionados ao financiamento. O corretor, mais uma vez, é o profissional que vai garantir que tudo seja realizado de forma adequada, segura e dentro da lei.

Então, não deixe de buscar um profissional com experiência no mercado e capacitado a oferecer o melhor serviço.

Comprar um imóvel sem ter ajuda de um corretor profissional pode se tornar uma tarefa muito difícil, concorda? Mas você pode contar com o suporte da Open House, tanto para escolher o imóvel dos seus sonhos quanto para auxiliarmos no procedimento burocrático. Entre em contato agora mesmo.

Telefone: 0800 555-0055

Email: contato@imoveisopenhouse.com.br

Endereço: Rua Domingos Marreiros, 49 – sala 1206 – Umarizal – Belém

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © - Todos os direitos reservados.