Saiba se você pode comprar um imóvel no programa Minha Casa Minha Vida

Saiba se você pode comprar um imóvel no programa Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida, também conhecido como MCMV, é um dos mais populares para quem busca uma forma de, finalmente, adquirir a sua casa própria. Por meio dele, é possível acessar financiamentos muito mais vantajosos do que aqueles oferecidos tradicionalmente pelos bancos.

No entanto, existem alguns fatores que impedem que uma pessoa possa comprar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida. Você sabe quais são eles? Se a resposta for não, é preciso se informar. Então, continue lendo este artigo.

E, através dos tópicos a seguir, saiba quais situações poderão desenquadrar seu perfil para comprar um imóvel no programa Minha Casa Minha Vida.

  • Ter recebido benefícios de algum programa habitacional

  • Estar cadastrado no CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

  • Já ser proprietário de um imóvel

  • Ser arrendatário do PAR - Programa de Arrendamento Residencial

  • Possuir financiamento de imóvel residencial ou de material de construção

  • Fazer parte do CADIN - Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal


Ter recebido benefícios de algum programa habitacional

Se você já recebeu, em outro momento, qualquer tipo de benefício de algum programa habitacional, saiba que não pode usufruir das vantagens do Minha Casa Minha Vida. Isso acontece mesmo se esse outro programa for promovido pela sua cidade ou estado.

Afinal, o programa do governo federal tem o objetivo de ajudar as pessoas que ainda não possuem casa própria. Portanto, se você recebeu algum benefício, quer dizer que já contou com a ajuda necessária.

Além disso, uma pessoa não pode participar do Minha Casa Minha Vida mais do que uma vez para adquirir um imóvel. Se você já foi beneficiado com o programa, não poderá participar por uma segunda vez.

Estar cadastrado no CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

Quem já se beneficiou alguma vez, mesmo que há anos, do SFH - Sistema Financeiro da Habitação, possui um cadastro no chamado CADMUT, ou seja, no Cadastro Nacional de Mutuários. Essa é mais uma situação em que não se pode entrar no Minha Casa Minha Vida.

Portanto, se você, anteriormente, conseguiu financiar um imóvel por meio do SFH, não pode financiar uma casa ou apartamento recebendo os benefícios do MCMV. Da mesma forma, o programa do governo busca ajudar pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de comprar uma residência.

Já ser proprietário de um imóvel

O Minha Casa Minha Vida tem como objetivo oferecer uma oportunidade para pessoas que ainda não têm uma casa ou apartamento próprio. Afinal, hoje em dia, nem todo mundo consegue fazer um financiamento comum, disponível pelos bancos.

Dessa forma, é o governo federal quem injeta dinheiro nos financiamentos para deixar as parcelas mais acessíveis à população com renda baixa. Assim, quem já possui um imóvel em seu nome não pode se beneficiar do programa.

No entanto, se você possui apenas um terreno, sem nada construído nele, então, pode sim se cadastrar no Minha Casa Minha Vida e financiar o local da sua moradia.

Ser arrendatário do PAR - Programa de Arrendamento Residencial

O PAR é o Programa de Arrendamento Residencial, promovido pelo Ministério das Cidades, operado pela Caixa Econômica Federal e financiado pelo FAR - Fundo de Arrendamento Residencial. Tem como finalidade permitir que famílias que recebem até R$ 1.800,00 possam financiar um imóvel.

Esse programa acontece em cidades com mais de 100.000 habitantes. Portanto, se você já fez uso desse programa, também não pode participar do Minha Casa Minha Vida.

Possuir financiamento de imóvel residencial ou de material de construção

Outra situação que pode impedir você de participar do Minha Casa Minha Vida é se já tiver feito um financiamento para adquirir casa ou apartamento ou mesmo para comprar material de construção.

Afinal, esse programa se destina a pessoas que não tiveram ainda a oportunidade de ter a sua casa própria.

Fazer parte do CADIN - Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal

Também não pode usufruir do Minha Casa Minha Vida as pessoas que estão cadastradas no CADIN - Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal. Quem tem o seu nome nesse cadastro possui dívidas com o governo federal.

Por isso, antes de buscar pelo programa, é importante regularizar o seu nome junto ao CADIN, para depois conseguir uma oportunidade de financiar o seu imóvel.

O Minha Casa Minha Vida é um programa que veio para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. E se você quer comprar um imóvel nesse programa, entre em contato com a Open House. Nossos consultores irão ajudar você em todos os aspectos, desde a escolha do imóvel até o procedimento de compra. Fale agora mesmo com nossos corretores.

Telefone: 0800 555-0055

Email: contato@imoveisopenhouse.com.br

Endereço: Rua Domingos Marreiros, 49 – sala 1206 – Umarizal – Belém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © - Todos os direitos reservados.