FGTS para compra de imóvel: tudo o que você precisa saber

FGTS para compra de imóvel: tudo o que você precisa saber

Neste artigo vamos responder as principais dúvidas sobre a utilização do FGTS para compra de imóvel.


O FGTS, sigla para “Fundo de Garantia do Tempo de Serviço”, é uma espécie de “poupança” que o governo determinou em 1966, onde cerca de 8% do salário de um empregado (8% do ganho bruto mensal dele) é extraído e vai se acumulando para formar um fundo que presta amparo ao trabalhador em caso dele ser dispensado.


Desse modo, se um trabalhador for demitido, então ele possui esse valor para resgatar e utilizar.


O saque do FGTS somente é permitido mediante algumas situações previstas por lei, sendo que a aquisição da casa própria é uma dessas situações. E você pode fazer isso sem precisar quebrar o vínculo de emprego com a empresa na qual trabalha.


A seguir apresentaremos as regras para sacar esse valor e como você pode utilizá-lo para comprar seu imóvel.



Maneiras de usar o FGTS para compra de imóvel


Existem três formas de usar o valor do FGTS para a compra de um imóvel. A primeira delas seria usar a quantia para a aquisição feita à vista, no caso do valor a receber ser alto.


Outra forma de usar o FGTS seria para dar como entrada no valor do imóvel.


Cabe aqui dizer que o uso do fundo de garantia pode fazer com que os juros do valor do imóvel diminuam, pois o FGTS serve para a imobiliária ou para a construtora como uma espécie de garantia, já que elas veem isso como uma quantia preservada que podem receber, podendo você, assim, negociar juros menores.


Por fim, o FGTS pode ainda ser usado para dar entrada no financiamento imobiliário. Desse modo você consegue realizar seu sonho da casa própria e ainda se organizar financeiramente.



Como sacar o FGTS para compra de imóvel


Para fazer a solicitação do seu FGTS basta seguir os passos apresentados a seguir.


A primeira coisa a ser feita é a consulta do seu saldo do FGTS. Para isso basta acessar o site da Caixa Econômica indo para a seção de FGTS aqui.

Lá, basta clicar em “Consulte seu FGTS” e na próxima tela informar seu NIS e senha (ou crie uma conta, caso não tenha uma).


Desse modo você saberá qual o valor disponível e poderá se organizar financeiramente. Sabendo se o valor será para a compra ou para a amortização, por exemplo.


O próximo passo será reunir os documentos necessários como RG, CPF, Comprovante de Residência, Cartão Cidadão ou número do PIS seu e, caso seja casado, do seu cônjuge também. Em seguida, você pode trazer todos os documentos na Open House, onde um consultor fará a verificação.


E aproveitamos aqui também para recomendar um artigo onde abordamos sobre como escolher um bairro ideal para morar. Essa é uma etapa importantíssima de quem vai investir em um imóvel, de forma a garantir conforto e segurança para a família toda.



Condições para o uso do FGTS na aquisição da casa própria


Para que você consiga a liberação do FGTS para compra de imóvel, faz-se necessário seguir algumas regras:


- Você precisa possuir pelo menos 3 anos de lançamentos no FGTS para possuir direito ao saque do valor;


- Não pode ter outro financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em seu nome;


- Você não pode ter outro imóvel em seu nome ou estar usufruindo de algum imóvel localizado em área urbana, seja o imóvel pronto ou em fase de construção;


- O imóvel adquirido precisa ser usado para fins residenciais do titular;


- E o imóvel que você pretende adquirir passará por uma vistoria a fim de constatar que ele se encontra em boas condições para moradia (sem apresentar riscos ao morador).


Importante: na declaração de Imposto de Renda, o valor do FGTS deve ficar em “Rendimentos Isentos e não Tributáveis”. E sobre o FGTS usado na aquisição do imóvel não incidirá nenhum tipo de cobrança de imposto.



Você ainda tem dúvidas sobre o uso do FGTS para compra de imóvel? Então entre em contato com os especialistas da Open House. Teremos o maior prazer em auxiliar você!


Telefone: 0800 944-1155


WhatsApp: (91) 98462-6497


Email: contato@imoveisopenhouse.com.br


Site: imoveisopenhouse.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © - Todos os direitos reservados.