Faça primeiro um planejamento financeiro antes de comprar seu imóvel

Faça primeiro um planejamento financeiro antes de comprar seu imóvel

É o sonho de praticamente todos ter a casa própria. Contudo, antes de comprar seu imóvel, um planejamento financeiro é importante.
Organizando suas finanças você se mantém mais perto dos seus objetivos e também conhece seus limites. Pois apesar de ser um sonho ter uma casa ou apartamento, é necessário manter os pés no chão em termos de dinheiro.
Um passo em falso aqui e isso poderá causar impactos negativos para você e toda a sua família.
Mas, por onde começar o planejamento financeiro com foco na compra de um imóvel? Para isso, nós separamos aqui algumas dicas que darão o norte que você precisa agora.

O que é planejamento financeiro?


O planejamento financeiro pode ser visto como o mapa que te levará até seu destino: nesse caso, comprar seu imóvel.


E esse planejamento trata-se da organização das suas finanças realizado por meio de uma análise da sua atual situação financeira, compreendendo também a definição de objetivos e metas.


Analisar sua situação financeira diz respeito a saber como você e seus familiares têm lidado com o dinheiro. Você sabe onde está e aonde precisa chegar.


Já quanto à definição de objetivos e metas, isso te ajuda a manter o foco e saber como cada ação e decisão envolvendo dinheiro impacta em sua jornada.


Em suma, o planejamento financeiro te ajuda a manter as suas finanças em dia. Sem contar que com ele você poderá agora tomar decisões mais assertivas.



O básico para iniciar


Muitos sabem que comprar um imóvel não é uma tarefa simples. Por isso comece organizando suas finanças: anote tudo o que entra e tudo o que sai.


Você pode usar para isso uma planilha ou mesmo alguns aplicativos para celular ou para computador, existem vários gratuitos e muito simples de serem usados.


O importante é entender suas finanças e, com isso, saber suas possibilidades, seus limites.


Esse é o primeiro e mais essencial passo para iniciar um planejamento financeiro eficaz.



Estabeleça objetivos e metas


“Eu quero comprar um imóvel de valor “x”, localizado no endereço “y” e que tenha “z” quantidades de quartos, duas cozinhas, churrasqueira, etc.

Para isso preciso guardar “x” valor para entrada e posso financiar o restante em “w” parcelas”. Esse seria um exemplo de objetivo.


O estabelecimento de objetivos te ajudará a se organizar melhor financeiramente. O quanto você precisa guardar? Até quando precisa ter esse valor disponível?


Com a definição de objetivos (por exemplo, comprar um imóvel), depois você estabelece metas (coisas que precisa fazer para estar mais perto desse objetivo) e estratégias que deve seguir para conquistar esses objetivos.


Assim, segundo o objetivo definido para comprar seu imóvel você pode definir metas específicas, por exemplo:


- Preciso juntar um certo valor por uma certa quantidade de meses, posso aplicar esses valores no investimento “x” e terei um lucro de “y” em até “z” meses.



A melhor opção para você


Depois de analisar sua situação financeira e estabelecer objetivos e metas, veja qual a melhor forma de pagamento. Você pode optar por adquirir o imóvel à vista (uma opção, infelizmente, para poucos) e pode também optar pelo financiamento.



Aquisição de imóvel pelo MCMV


Há como conseguir financiar seu imóvel através do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Essa é uma opção para quem busca economia e maior praticidade.


Não iremos nos entender muito aqui porque já fizemos um artigo falando sobre o MCMV, basta acessar aqui: saiba se você pode comprar um imóvel no programa Minha Casa Minha Vida.



Use o seu FGTS


Você também pode usar o seu saldo do FGTS para comprar seu imóvel.


O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um tipo de “poupança” que o governo impõe obrigatoriamente aos trabalhadores. Assim, caso aconteça alguma eventualidade, tem-se esse dinheiro disponível. E é possível usar esse saldo também para adquirir um imóvel.


Para saber mais sobre como ter acesso ao seu FGTS e checar se você está enquadrado nas condições para isso, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e estar com seus documentos e o número do seu PIS/PASEP em mãos.



Invista para ter um bom retorno


Citamos aqui investimento. Falamos nisso porque deixar o dinheiro parado embaixo do colchão é um prejuízo para seu bolso. Por isso, encontre uma opção de investimento que lhe conceda um bom retorno.


Nesse caso, opte por investir o dinheiro numa aplicação de baixo risco, algo com mais segurança como investimentos de renda fixa. Você mantém seu dinheiro guardado, evitando desvalorização e ainda tem lucros interessantes a depender do valor aplicado e tempo que o mantém ali.



Para finalizar


Seguindo essas orientações, então você estará no controle da sua vida financeira. Saberá agora para onde seu dinheiro está indo, como cortar aqueles gastos desnecessários (o que pode fazer grande diferença para conquistar seu objetivo), etc.


E se você quer buscar um imóvel que esteja dentro do seu orçamento, saiba que a Open House pode te auxiliar. Entre em contato com a gente por um dos meios abaixo:


Telefone: 0800 944-1155


WhatsApp: (91) 98462-6497


E-mail: contato@imoveisopenhouse.com.br


Site: imoveisopenhouse.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © - Todos os direitos reservados.