Casas à venda: como escolher o bairro ideal antes de comprar

Casas à venda: como escolher o bairro ideal antes de comprar

Quem vai comprar a sua casa própria, bem provavelmente está muito animado com essa possibilidade. O mesmo acontece com quem vai se mudar de bairro. No entanto, mesmo em meio a tanta euforia, é preciso estar atento a algumas questões.

Entre elas, como escolher o bairro ideal antes de comprar. Afinal, já que a aquisição de um imóvel consiste em um alto investimento, é importante que o lugar onde se pretende morar seja bem escolhido. Para tanto, é necessário levar em consideração diferentes aspectos.

Continue lendo este artigo e confira as dicas a seguir:

  • Proximidade com trabalho e escola

  • Disponibilidade de transporte e mobilidade urbana

  • Segurança da região

  • Fácil acesso ao comércio e serviços

  • Vizinhança amigável

  • Valorização do imóvel


Proximidade com trabalho e escola

Quando se avalia o melhor lugar para comprar a sua casa, é difícil dizer qual o aspecto mais importante. Afinal, isso depende muito do perfil de cada família. Mas um fator bastante relevante é a proximidade com o seu local de trabalho.

Ainda mais se você mora em um grande centro urbano, esse deslocamento faz toda a diferença na sua rotina. Assim é melhor se a distância não for longa demais, evitando o excesso de trânsito e o consequente estresse.

Da mesma forma, é válido morar perto da escola dos filhos, a não ser que a ideia seja mudar o local de estudos.

Disponibilidade de transporte e mobilidade urbana

Quem usa o transporte urbano deve estar atento ao escolher o bairro ideal antes de comprar, à disponibilidade e à facilidade de acesso. O recomendado é adquirir um imóvel que fique próximo das vias onde passam os ônibus ou outros meios de transporte.

Já quem possui carro próprio e costuma se locomover com ele, deve estar atento à qualidade das vias urbanas, afinal você não quer ter que passar, todos os dias, por uma estrada esburacada, não é mesmo? Confira também a situação das calçadas da região.

Segurança da região

Não tem como falar em como escolher o bairro ideal antes de comprar sem citar a relevância da segurança da região. Ainda mais se você está adquirindo a sua casa própria, nada melhor do que uma área segura para você e a sua família.

Pesquise os índices de violência da região. Você também pode conversar com a vizinhança e verificar como está a iluminação pública. Em alguns bairros, são contratados seguranças particulares para fazer rondas.

Fácil acesso ao comércio e serviços

Para quem não tem carro ou prefere evitar dirigir sempre quando possível, verificar o acesso ao comércio local é mais um aspecto importante ao escolher o bairro para morar. E mais, pode ser necessário que haja hospitais, postos de saúde, cartórios e outros serviços aos arredores.

Essa é uma questão bem particular, uma vez que para algumas pessoas residir em um bairro totalmente residencial pode ser a melhor escolha. Afinal, isso garante muito mais sossego e menos barulho. De qualquer forma, não deixe de pensar nisso.

Vizinhança amigável

Mesmo que hoje se fale muito que as pessoas pouco se relacionam com os seus vizinhos, ainda existe quem prefira uma vizinhança amigável para morar e criar os seus filhos. Portanto, se você faz parte desse grupo, leve isso em consideração.

Você pode verificar se existe uma associação de moradores, conversar com os vizinhos para conhecê-los melhor antes de se mudar, etc. Ainda mais se você vai residir em uma casa, essa relação costuma ser mais próxima.

Valorização do imóvel

Até quem pretende adquirir um imóvel e tem a ideia de permanecer para sempre no lugar deve avaliar como o bairro pode valorizar o seu imóvel. Isso porque, devido a uma série de razões, um dia você pode querer vender seu imóvel, mesmo que não esteja nos seus planos.

Confira como está o desenvolvimento da região e, se for uma área nova, recém loteada, como está o futuro do lugar, se há planos de novos condomínios e aumento do comércio local. Além disso, esse fator impacta diretamente todas as demais questões já citadas.

Então, agora que você aprendeu como escolher o bairro ideal antes de comprar, não se esqueça que é preciso fazer muita pesquisa e avaliar bem com toda a família. E você pode contar com o suporte da Open House. Nossos consultores são especializados em encontrar os melhores bairros com as melhores oportunidades de imóveis para você comprar. Entre em contato e agende uma visita:

0800 555-0055

contato@imoveisopenhouse.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © - Todos os direitos reservados.