Casas para alugar: os principais cuidados para verificar

Casas para alugar: os principais cuidados para verificar


Para alugar uma casa sem preocupações é preciso ter alguns cuidados. Quer saber quais são eles? Então, continue lendo este artigo e confira as dicas que separamos para você.









Entenda todos os custos envolvidos





Na hora de escolher casas para alugar, os futuros inquilinos devem avaliar se vão dar conta de pagar todos os custos envolvidos. Afinal, não basta ter condições financeiras para quitar apenas o valor mensal do aluguel.





É necessário considerar também o IPTU e a taxa de condomínio, quando for o caso. Lembre-se ainda que, anualmente, o preço do aluguel pode aumentar. Então, informe-se sobre como é feita essa correção antes de tomar uma decisão.





Isso é importante porque, caso você não pague em dia essas contas, sobre o valor devido começam a incidir multas e juros, aumentando a sua dívida. Além disso, quem aluga um imóvel tem o direito de despejar o inquilino quando ocorrem atrasos no pagamento.





Outro custo que pode estar embutido nas casas para alugar é a garantia, inclusive, se o inquilino não tiver um fiador. Hoje, existem diversas formas, como o seguro fiança, caução ou depósito caução. Portanto, fique atento a isso também.









Certifique-se que o contrato está completo





Mais um cuidado essencial na hora de pesquisar casas para alugar é verificar se o contrato existente está completo com todas as informações necessárias. É preciso que haja os dados pessoais do locador e do inquilino, bem como do fiador, se for o caso.





O contrato deve indicar ainda:





- uso do imóvel





- o preço do aluguel





- datas de vencimento, local e forma de pagamento





- índice e periodicidade do reajuste





- custos (IPTU, condomínio, água, luz e outros)





- duração do contrato





- tipo de garantia





- termo de vistoria





- multa rescisória.





É importante que apareça o nome da imobiliária e que ela tenha a procuração do proprietário do imóvel caso esteja o representando. Veja se aparecem as obrigações de ambas as partes, além do termo de vistoria, que é feito pelo locador ou alguém autorizado com a presença do inquilino.





Nele, é preciso que haja informações sobre as condições do imóvel, pois quando o inquilino devolvê-lo, deve estar igual. Então, certifique-se que qualquer imperfeição seja anotada.









Não aceite cláusulas abusivas





Se você está procurando casas para alugar, outro cuidado é o de não aceitar cláusulas abusivas. Por isso, além de ler o contrato na íntegra, questione qualquer aspecto que você avalie como incorreto.





Nesse caso, o contrato deve ser refeito sem cláusulas que não tenham o respaldo da lei. Na dúvida, converse com um corretor de confiança.









Evite uma saída prematura do imóvel





Um problema das casas para alugar é que o proprietário pode colocá-la à venda mesmo quando houver pessoas residindo. Mas é possível evitar a sua saída do imóvel, pedindo a inclusão da cláusula de irrevogabilidade do contrato.





Assim, o novo dono deve esperar o contrato terminar para o inquilino deixar a residência.









Tenha uma assessoria profissional





O jeito ideal de escolher casas para alugar é com a assessoria profissional de uma imobiliária de confiança. Desse modo, você tem a certeza de escolher o local certo e assinar um contrato transparente e completo.





Além dos cuidados para verificar antes de alugar uma casa, é preciso contar com uma imobiliária de confiança. Sobre isso, você pode ter mais informações em um artigo do nosso blog, que cita os requisitos necessários para uma imobiliária ser de confiança.





Se você deseja uma casa para alugar, sem preocupações, contate os consultores da Open House, através dos seguintes canais:





Telefone – 0800 944-1155





WhatsApp - (91) 98462-6497





Email – contato@imoveisopenhouse.com.br





Site – imoveisopenhouse.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © - Todos os direitos reservados.