10 Pontos que você precisa verificar em casas para vender antes de comprar

10 Pontos que você precisa verificar em casas para vender antes de comprar

A hora de escolher um imóvel residencial para morar é de muita animação. Porém, é importante estar atento a todos os cuidados que se deve ter para fazer a aquisição certa.

Dessa forma, separamos os 10 pontos que você precisa verificar em casas para vender antes de comprar. Confira nos tópicos a seguir:

  • 1 - Documentação para imóveis usados

  • 2 - Documentação para imóveis novos

  • 3 - Documentos do vendedor

  • 4 - Condições da casa ou apartamento

  • 5 - Localização do imóvel

  • 6 - Vizinhança da residência

  • 7 - Compatibilidade com sua renda

  • 8 - Satisfação dos futuros moradores

  • 9 - Dúvidas esclarecidas

  • 10 - Importância da imobiliária


1 - Documentação para imóveis usados

Um dos principais pontos a respeito dos imóveis usados são os documentos que devem ser verificados antes de comprar uma casa ou apartamento. Entre eles estão:

  • Cópia da matrícula atualizada;

  • Certidão negativa de tributos do imóvel;

  • Certidão negativa de débitos com o condomínio;

  • Certidão negativa de utilidade pública do imóvel.


2 - Documentação para imóveis novos

No caso de imóveis novos, é preciso verificar o memorial descritivo, um documento onde deve reunir todos os dados a respeito da construção. É preciso ainda da convenção do condomínio e da certidão negativa de débitos com o condomínio.

3 - Documentos do vendedor

É importante verificar também os documentos do vendedor, como o seu certificado negativo de ação cível e criminal, sendo necessário obter o mesmo documento do cônjuge. Verifique ainda se um deles não está cadastrado nos serviços de proteção ao crédito.

4 - Condições da casa ou apartamento

Outro ponto de extrema importância, principalmente em imóveis usados, é conferir como estão as suas condições gerais. Nessa hora, atente-se aos detalhes, como possíveis infiltrações e rachaduras, piso com desnível, estado das janelas e portas, telhados e coberturas, bem como torneiras e chuveiros.

5 - Localização do imóvel

Quem vai comprar uma casa deve avaliar a sua localização. É adequado que seja conveniente para você e a sua família, permitindo acesso prático ao trabalho, escola e demais lugares. Avalie ainda os arredores, se há oferta de lojas, mercados e mesmo hospitais.

6 - Vizinhança da residência

Da mesma forma, é necessário considerar a vizinhança do local onde você pretende morar. Não só caminhe pelo quarteirão para ter uma ideia, como também converse com outros moradores.

7 - Compatibilidade com sua renda

Por mais que as pessoas sonhem com a casa perfeita na hora de comprar a sua, é preciso ter os pés no chão e adquirir um imóvel com valor compatível com as suas possibilidades financeiras. Nesse sentido, saiba ainda o valor do condomínio, se houver.

8 - Satisfação dos futuros moradores 

Converse com as demais pessoas que vão residir no imóvel e certifique-se que é do agrado de todos. Apenas dessa forma é possível fazer uma compra de sucesso.

9 - Dúvidas esclarecidas

Não deixe dúvidas para traz, inclusive, ao ler o contrato de compra e venda. Se isso acontecer, pode haver problemas posteriores.

10 - Importância da imobiliária

Uma forma de garantir uma compra assertiva é com ajuda de uma imobiliária de confiança. A Open House é uma empresa especializada em compra, venda e aluguel de imóveis, inclusive, financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida. Conheça os seus serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © - Todos os direitos reservados.